quarta-feira, 22 de abril de 2009

COMO SE CUIDAR EM CASA

Pedras: relaxam e tratam

A idéia de colocar seixos aquecidos sobre o corpo surgiu entre os monges tibetanos. Acredita-se que eles apoiavam uma pedra quente sobre o estômago para manter a energia vital nos períodos de jejum. A sistematização da terapia seguiu os princípios da medicina oriental ­ a chinesa e a indiana. Utilizam-se as pedras, por exemplo, como se aplica moxabustão próximo aos pontos de acupuntura.
Atuando nos meridianos (os canais de energia que percorrem o corpo, segundo a acupuntura) e nos chacras (os centros de energia definidos pela medicina indiana), a massagem das pedras quentes estimula o bem-estar geral. Ainda, a pedra transmite calor a até 4 cm abaixo da pele e de maneira difusa, o que intensifica e prolonga os efeitos. Em geral, utilizam-se pedras seixos rolados, que são lisas e de diferentes tamanhos. “O ideal é encontrar as pedras na natureza”, “Mas vale adquirir seixos em lojas especializadas. Basta você escolher os mais achatados e confortáveis de segurar”.
O tamanho e o tipo de pedra variam com a manobra e o local do corpo. “Há pedras com a curvatura da planta do pé e outras que se encaixam sobre o estômago”. Na hora de fazer em casa, porém, não é preciso tanta diversidade, e uma maneira fácil de se automassagear é se deitar sobre os seixos. As pedras podem ser colocadas no chão seguindo a linha dos chacras. Outra disposição eficaz: os seixos ficam em lugares correspondentes a sacro, pescoço e pontos entre a coluna e as escápulas.
Alguns spas introduziram inovações. Usam, além dos seixos rolados, os cristais.

Para fazer em casa

Você vai precisar de 11 pedras. Não devem ter pontas nem ser muito volumosas e pesadas. Aqueça todas com água fervente e, durante a massagem, mantenha as que não estiverem em uso na panela ou numa bacia ao lado. Cuidado ao retirá-las da água para não se queimar (use uma concha ou similar). Se as pedras estiverem muito quentes, deixe-as esfriar até conseguir tocá-las de forma prazerosa.
Numa sessão, você vai usar quatro pedras para a massagem e sete para o relaxamento. Aplique um pouco de óleo vegetal sobre a pele a fim de facilitar o deslizamento. Comece com duas pedras, massageando a planta do pé.
Vá deslizando pela perna até a coxa. Repita do outro lado. Coloque as pedras de volta na água quente e, com outras duas, faça movimentos circulares em sentido horário (que acompanha o sentido em que se processa a digestão) no abdômen. Depois, com duas pedras, provoque delicados pinçamentos sobre o abdômen. Em seguida, use uma pedra para fazer movimentos giratórios e de pressão (suave) sobre órgãos importantes, como o fígado, o útero, o estômago. Se você quiser continuar a seqüência, massageie dos ombros ao pescoço com a lateral das pedras. Deite-se de costas e coloque as plantas dos pés apoiadas em pedras quentes. Coloque cada uma das sete pedras sobre cada um dos sete chacras. Cubra-se e relaxe durante 15 minutos. Você pode deixar um cobertor do lado, estendido, pronto para ser puxado no fim da massagem.

Rolinhos de massagem

A medicina antroposófica, que indica banhos medicinais para o tratamento de diversos males, ensina que se deve repousar após um banho relaxante. Experimente se enrolar nas cobertas e deitar depois do banho quente. Pense apenas em coisas tranqüilizadoras. Você pode sofisticar esse repouso reproduzindo em casa o que se chama nos spas de body wrap. Aqueça muita água e acrescente um sachê com manjericão, gengibre, hortelã e sálvia. Mergulhe seis toalhas de rosto e uma de banho. Proteja o colchonete com um filme plástico e um lençol macio. Deite e se cubra com as toalhas quentes a partir dos pés. Por último, coloque a toalha grande, um lençol plástico e um cobertor. Proteja os olhos com algodão. Relaxe por 20 minutos. Seu ritmo cardíaco vai desacelerar e o sistema digestivo se regularizar. Em seguida, seque a pele e passe um hidratante.