segunda-feira, 21 de setembro de 2009

TÉCNICAS "ALTERNATIVAS" MAIS CONHECIDAS.

ACUPUNTURA
Consiste na aplicação de agulhas em pontos especificos do corpo que afetam os diferentes órgãos e estão localizados sobre canais de energia (chamados meridianos) que se espalham pelo corpo.
Sabe-se que os pontos têm relação com o sistema nervoso, e o sistema nervoso influencia todo o corpo. Mas cientista nenhum encontrou os tais canais de energia. A técnica não costuma oferecer resultados a curto prazo, mas revelou-se eficiente contra efeitos colaterais de remédios, enjôos, doenças respiratórias, dores e problemas de pressão.

AROMATERAPIA
Utilzia óleos essenciais de folhas, flores ou madeira para amenizar sintomas e melhorar o bem estar. Os óleos podem ser inalados, queimados ou espalhados pelo corpo.
A idéia de que cheiros agradáveis podem liberar hormônios que causam bem estar até faz sentido para a ciência e alguns estudos mostram um leve efeito calmante da terapia. Daí a acreditar que eles curem doenças, porém, há uma distância.

CROMOTERAPIA
Baseia-se na idéia de que cores têm efeito curativo abrangente. Os tratamentos envolvem alimentação, modo de se vestir, relação com o ambiente, além da visualização de cores para efeitos terapêutico.
Não há qualquer evidência de eficácia. De forma alguma deve substituir o tratamento convencional. Mas a cromoterapia pode trazer beme estar, e bem estar faz bem a saúde.

FLORAIS
São essências florais diluidas em conhaque. Os mais conhecidos, os florais de Bach, foram preparados pelo médico inglês Edward Bach, ao final do século 19, e são indicados de acordo com a personalidade de cada paciente, prometendo curar diversas doenças.
No máximo, pelo que se sabe, funcionam tão bem quanto o placebo. Não podem substituir o uso de medicamentos ortodoxos. Podem representar uma fonte de bem estar, mas é perigoso acreditar que eles curam doenças.

FITOTERAPIA
Consiste na manipulação de plantas e ervas para a cura de doenças e redução dos sintomas. Prega que as plantas devem ser consumidas integralmente e não combinadas a substâncias quimicas que realçam o efeito do principio ativo, como na medicina ortodoxa.
A idéia de que plantas curem faz todo sentido. Praticamente todos os remédios da medicina ortodoxa têm seus principios ativos retirados de plantas ou outros seres vivos.
E é realmente saudável procurar por substâncias benéficas, em pequenas doses, na alimentação, o que ajuda a evitar efeitos colaterais causados por doses grandes demais.

HOMEOPATIA
Inventada no século 18, é uma especialidade médica no Brasil, mas ainda não foi reconhecida como tal em paises com tradição em medicina alternativa, como Canadá e Estados Unidos.
Muito utilizada contra doenças crônicas como alergias, asma , rinite e enxaqueca, ainda não comprovou eficiência além do placebo nesses tratamentos. A ciência ignora o modo pelo qual age, mas reconhece alguns resultados. Pode ser o caso mais bem sucedido de manipulação de palcebo.

IRIDOLOGIA
Os praticantes da técnica afirmam que podem oferecer um diagnóstico fisico, psicológico e emocional a partir da análise da iris.
Não tem validade cientifica. A tese de que males fisicos se reflitam nos olhos não é absurda. Mas determinar o estado de saúde de alguém tendo como base apenas isso pode gerar diagnóstico incompletos, o que é perigoso.

NATUROPATIA
Motivada pelos ideais de "volta a natureza", originou-se no século 19 como um fenômeno emocional e espiritual para melhorar a saúde geral do corpo.
Prega, entre outras coisas, que alimentos crus são masi bem aproveitados pelo organismo.
Muitas das teorias divulgadas pela naturopatia fazem sentido aos ouvidos da ciência.
No entanto, ela tende a misturar teorias plausiveis com outras bem menos fáceis de serem assimiladas pela ciência, como a sugestão de que prisão de ventre cause auto intoxicação.

ORTOMOLECULAR
Técnica criada por Limus Pauling, nobel de quimica e da paz, que emprega o uso de vitaminas, aminoácidos e minerais em quantidades superiores àquelas capazes de serem absorvidas pelo corpo. O diagnóstico é feito a partir da análise de um fio de cabelo.
Com base em pesquisas, o teste do fio de cabelo foi considerado sem validade cientifica por órgãos reguladores.

REFLEXOLOGIA
Propõe que todos os órgãos internos do corpo têm pontos de reflexo no pé, na orelha, no nariz e outras partes. Acredita que a manipulação desses pontos pode melhorar o fluxo de energia e, portanto curar sintomas em certos órgãos.
Há bem poucos estudos rigorosos sobre a técnica e os que existem não demonstram que a reflexologia tenha efeitos terapêuticos especificos.

REIKI
Rei significa "universal" e Ki, "energia". Reiki portanto é a energia do universo que poderia ser transmitida ao paciente por meio da imposição de mãos do praticante. A terapia vê a doença como um desequilibrio energético do corpo.
Não existe comprovação cientifica para a ação curativa dessa técnica. Mas a terapia pode trazer beneficios ao reduzir a tensão.

RADIESTESIA
Baseia-se nas vibrações do universo, do ambiente e dos seres vivos. Sua prática mais difundida prevê uma sessão de perguntas e respostas a um pêndulo de metal que poderia levar ao diagnóstico de doenças.
A idéia de que um diagnóstico médico possa ser oferecido por vibrações do corpo ou do ambiente não faz sentido à luz do conhecimento cientifico.
Não há pesquisas consistentes sobre o assunto.

SHIATSU
Atua nos mesmos pontos que a acupuntura, mas usando apenas a pressão dos dedos.
A pressão dos dedos, ao contrário da aplicação de agulhas, não causa a liberação dos neurotransmissores que atuam no sistema nervoso, o que joga dúvidas sobre as possibilidades terapêuticas da técnica. Mas seus efeitos redutores de estresse são reconhecidos.

URINOTERAPIA
Propõe a manipulação da urina do próprio individuo para curar diversas doenças. Tem origem, possivelemnte, em rituais hindus criados há 4 mil anos.
Não há estudos rigorosos sobre a eficiência da técnica, que recebe criticas de diversos setores da comunidade cientifica. Não deve, de maneira alguma, substituir tratamento convencional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Seu comentário é muito bem vindo, pois ajudará a melhorar este blog ou a continuar o padrão existente.
Obrigada pela visita e participação!